Uma Análise

Fazendo uma análise da história do pensamento cristão, especificamente no segundo século, onde surgiram heresias como, marcionismo, montanismo e gnosticismo, posso compreender que não há nada novo debaixo do sol (Ec1.9), principalmente quando comparo aqueles ensinos com os atuais, especificamente dos adeptos da teologia da prosperidade. 
Analise basicamente o discurso padrão IURD, - eles falam de salvação, eles falam da morte de Jesus, mas, com um significado totalmente oposto da ortodoxia. Quando nós falamos de salvação, falamos de salvação do pecado, da loucura, da falta de sentido e do inferno que é o pecado, mas nós estamos dizendo que, somos salvos não do inferno, mas da própria ira santa de Deus (1Ts 1.10). Por isso Cristo morre na cruz pelos nossos pecados, Cristo grita "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"(Mt 27.46) não é porque Deus abandonou ELE como os gnósticos queriam supor, mas porque a ira de Deus foi derramada sobre Cristo, Deus o fez pecado por nós, ou como Atos 20.28 diz, Deus comprou a Igreja com o seu próprio sangue, e com isso nos é garantido vida eterna, a ressurreição do corpo.
Na universal essa linguagem foi alterada, Cristo vem pra nos dar bênçãos, nós somos salvos da nossa mediocridade, da falta de sentido e significado contemporâneo. Pra eles, ser um bom cristão é receber dádivas ligadas à dinheiro, poder, casamento, carro, dádivas materiais... resultado disso, note bem, todo discurso de pecado foi tirado dessa seita, a prova disso é quando você observa na programação da Record, a mensagem da salvação foi reinterpretada em categorias não cristãs, a mensagem de pecado foi eliminada e consequentemente toda mensagem de ressurreição do corpo, vida eterna e novos céus também foi eliminada, não só na igreja universal, mas também nas igrejas contemporâneas ligadas à mensagem da prosperidade. A mensagem deles é que você vai a igreja, vai usar a sua fé pra receber bênçãos materiais, não há mais nenhuma visão de vida eterna, novos céus e nova terra, morte, pecado e redenção. O que eu estou querendo mostrar aqui é que, aquelas heresias do segundo e terceiro século estão presentes em nosso meio. Qual é a resposta que damos a eles? Bíblia, a autoridade do texto bíblico, segundo, resumir pra eles o credo dos apóstolos.
← Anterior Proxima → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Poder de Deus Para a Salvação - a Mensagem de Romanos 1-7 Para a Igreja de Hoje

O Evangelho do Reino

Ego Transformado. A Humildade que Brota do Evangelho e Traz a Verdadeira Alegria

Cristianismo Puro e Simples

Introdução a Patrística

Curso pregador eficaz!

Guia Completo do pregador Iniciante

Manual de Escatologia