Este versículo é muita das vezes utilizado para justificar a pouca presença dos membros na participação da reunião (adoração). Mas será que este versículo sustenta esta justificativa?
A confusão deste versículo é tira-la do contexto na qual foi inserido.vamos a exposição breve, começando do versículo 15 de Mateus para poder ter uma ideia mais claro.
15 - Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;Aqui está um ensino quanto a busca de reconciliação ente dois irmãos.
16 - Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. Talvez havia a necessidade de, no mínimo, 2 ou 3 pessoas para que um depoimento de uma questão tivesse validade ou também essas duas ou três fossem na intenção de ajudar a solucionar o problema re reconciliação.
17 - E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
A atitude de levar essa questão tratada a Igreja era a última das hipóteses. E se a pessoa não quiser escutar a Igreja, que ela seja para você como um publicano ou pagão, isto é, como alguém que já não faz parte da Igreja. Não é você que a está excluindo, mas é a pessoa que se exclui a si mesma.18 - Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.19 - Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Deus está entre o seu povo dando-lhe sabedoria e autoridade quando estes se reúnem em seu nome.
O foco é a solução da demanda entre esses dois irmãos. embora o tratamento do pecado lide com problemas “aqui da terra”, Deus, que está “no céu”, também está relacionado.
20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
"Porque". Se começa assim, é porque ele está completando uma ideia anterior, e, a ideia anterior é quanto a reconciliação entre dois irmãos na Igreja. Isto terá a autoridade da presença espiritual do próprio Cristo.
Mediante a tudo que foi exposto, não use Mateus 18:20 para motivar os irmãos quanto a reunião (adoração), mas você pode utilizar para motivar os irmãos a discutir certos assuntos quanto a reconciliação ou pecado relacionado ao corpo de Cristo.
Mediante a tudo que foi exposto, não use Mateus 18:20 para motivar os irmãos quanto a reunião (adoração), mas você pode utilizar para motivar os irmãos a discutir certos assuntos quanto a reconciliação ou pecado relacionado ao corpo de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário