O QUE PAULO QUIS DIZER COM ''A LETRA MATA''? - Versículo Mal Compreendido

Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. -2 Coríntios 3:6

É importante ao começar expor este versículo, explicar o que significa a "letra" em 2 coríntios 3:6, isso porque existem no meio do Evangelho duas classes de pessoas que interpretam este versículo, e ao que tudo indica, entendem de maneira completamente equivocada.

1 - Existem certos grupos, principalmente no meio pentecostal e neo-pentecostais uma ideia de que esta "letra" está se referindo aos teólogos e aqueles que se dedicam e estudar as escrituras à fundo, não podem ver uma pessoa que estuda as escrituras e tentam compreende-la no seu real sentido que logo lançam esta palavra: "a letra mata".

Mas não é bem isso que o Apóstolo Paulo está dizendo, no começo de sua carta ele começa com uma defesa de seu apostolado, ele diz que é apóstolo da nova aliança em Cristo Jesus e faz uma comparação entra a nova e a velha aliança, porque a antiga aliança era baseada na lei, como uma ideia primordial para a salvação e que essa lei que é a letra, ela mata, mas o Espírito vivifica.
Então Paulo não está falando sobre o Teólogo, mas sim sobre a Lei, essa letra é a Lei.

Mas para não gerar um 
antinomianismo, irei explicar uma outra interpretação que esses grupos dão para a "letra". 

2- Existe um outro grupo que dar uma certa interpretação a essa letra que é de que, não precisamos mais cumprir qualquer tipo de regra e que podemos viver conforme achamos e devamos viver.
Mas também não é isso que o Apóstolo Paulo está nos mostrando no texto.
Como eu disse, o Apóstolo Paulo começa a sua carta com uma defesa de seu apostolado e logo em seguida ele diz que é um Apóstolo da nova aliança em Cristo Jesus, essa nova aliança nos permite perceber que a lei no AT só servia para mostrar a nossa incapacidade e a nossa dependência diante de Deus, na qual essa lei nunca foi dada para salvar o Homem, mas, ela é a base de toda nossa condenação, ela explica o porque não somos salvos, é Cristo dizendo "Olha o que você me deve", essa lei Mata, mas o Espírito vivifica, e é aqui que temos que entender. Hoje, unido com Cristo, com a ajuda do Espírito Santo, temos a lei de Deus cravado nos nossos corações, de forma que a graça não anula a nossa responsabilidade de cumprir a lei, mas nos capacita, o regenerado sente prazer na lei de Deus, sente amor, ela é a luz para os nossos caminhos.
Mediante a tudo isso, qual é a diferença ? A diferença é que na antiga aliança o Homem entendia que precisava cumprir a lei para ser salvo, hoje, cumprimos a lei porque somos salvos, Cristo nos salvou, antes, estávamos mortos, hoje temos o Espírito Santo que nos regenerou e em nós cravou o prazer na lei de Deus em nossos corações, o Espírito vivifica.


- Matheus Fernandes

← Anterior Proxima → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Poder de Deus Para a Salvação - a Mensagem de Romanos 1-7 Para a Igreja de Hoje

O Evangelho do Reino

Ego Transformado. A Humildade que Brota do Evangelho e Traz a Verdadeira Alegria

Cristianismo Puro e Simples

Introdução a Patrística

Curso pregador eficaz!

Guia Completo do pregador Iniciante

Manual de Escatologia