BATISMO COM ESPÍRITO SANTO E COM FOGO TEM O MESMO SIGNIFICADO?


E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11


É normal muitas das vezes ouvir (no meio pentecostal e neo-pentecostal) de obreiros e membros dessa cultura que,"batismo com Espírito Santo e com fogo" baseado em Mateus 3:11 como se tivesse o mesmo significado. Mas será que este versículo sustenta a ideia de que batismo com Espírito Santo e com fogo tem o mesmo significado?
Pra isso, precisamos olhar o contexto do que ocorria ali e o que levou João Batista dizer as coisas que disse.

Quando reparamos com o início do capítulo 3, João já aparece pregando no deserto da Judéia, e ele chamava a todos ao arrependimento V.2.
No V.5 diz que todos de Jerusalém, Judéia e toda a província adjacente ao Jordão; iria ter com ele, para ser batizado (no rio jordão

E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. V.6
No V.7 mostra João se referindo aos fariseus e saduceus como raça de víboras e manda que eles também se arrependam. Talvez os fariseus e saduceus ali presente questionavam a autonomia do batismo de João, ou perguntavam desdenhando "Será que ele é profeta mesmo?" "Quem deu essa autoridade de nos chamar ao arrependimento?" "Não precisamos nos arrepender, somos descendente de abraão!"
Por isso que no V.9 ele diz que, E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
No V.8 João diz que os frutos que eles produzem são dignos de arrependimento.
Quando chegamos ao V.10 podemos observar a primeira palavra fogo do capítulo, no sentido de condenação, observem: E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Chegamos ao V.11. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Mas quando observamos o versículo posterior (Verso 12), olha a analogia de João para explicar o verso anterior: Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. 
Aqui, no V.12 João compara o trabalho do Messias como alguém que trabalha no campo, com a pá que tem na mão o Messias irá separar o trigo da palha. O trigo ele guardará (salvação) e a palha ele queimará (condenação,inferno).

Batismo com Espírito Santo = Salvação
Batismo com Fogo = Condenação

Então, cuidado quando você for pedir pra Deus te batizar com Espírito Santo e com fogo.


← Anterior Proxima → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Poder de Deus Para a Salvação - a Mensagem de Romanos 1-7 Para a Igreja de Hoje

O Evangelho do Reino

Ego Transformado. A Humildade que Brota do Evangelho e Traz a Verdadeira Alegria

Cristianismo Puro e Simples

Introdução a Patrística

Curso pregador eficaz!

Guia Completo do pregador Iniciante

Manual de Escatologia